5 de setembro de 2016

Protocolo da entrada e saída da Igreja

Hoje partilhamos convosco o protocolo de entrar e sair da igreja.
 
Com tanta coisa para pensar quem é que se lembra dos detalhes…
Apesar dos convidados esperarem os noivos fora da igreja, principalmente a noiva, o protocolo dita que à chegada dos noivos todos deveriam estar no seu interior.
Sendo que a noiva se senta a esquerdo e o noivo à direita, os convidados deverão sentar-se nos respectivos lados correspondentes. A seguir, e depois de estarem todos acomodados, entra o noivo acompanhado pela sua mãe até ao altar onde terá de esperar pela noiva. As damas de honor são as que anunciam a entrada da noiva. A entrada da noiva, por sua vez, é feita dando o braço direito ao seu pai para posteriormente colocar-se à esquerdo do noivo, em pé e de costas para os convidados.
E para sair da igreja?
No final da cerimónia os primeiros a saírem são os convidados para esperar pelos recém-casados e os poderem receber com pétalas de rosas e arroz.
Por norma, atrás da noiva segue o pai da noiva de braço dado com a mãe do noivo e o pai do noivo de braço dado com a mãe da noiva – sem esquecer que as mulheres devem estar sempre à esquerda. Seguem-se logo os padrinhos e damas de honor.
É raro as pessoas seguirem o protocolo de saída porque, enquanto os padrinhos assinam os papeis, os pais dos noivos acabam por se juntar aos convidados, fora da igreja.
Claro que o protocolo só terá de ser seguido se os noivos assim o desejarem. Irá depender, muito, da personalidade de cada um!












Sem comentários:

Enviar um comentário