7 de abril de 2017

PÁSCOA: sabores e tradições


 
Hoje dedicamos a nossa publicação para vos ajudar a preparar uma ementa especial para o dia de Páscoa.

A Páscoa é um dos momentos mais importantes do ano para muitas famílias, sobretudo, no que diz respeito às tradições. As iguarias e os doces dão à festividade um brilho especial.

O  que se come na Páscoa? Borrego, Cabrito ou Cordeiro?
 
 

Há pratos típicos da época que marcam presença em, quase, todas as mesas de Norte a Sul do país como o tradicional folar, conhecido também por pão de ovos e o cabrito, mas há mais!

Em primeiro lugar vem o peixe. Na sexta feira, que antecede o dia da Páscoa, o Bacalhau costuma ser um prato muito escolhido, no entanto, a carne continua a ser o alimento mais comum, como por exemplo: o Borrego ou o Cabrito assado ou ensopado.

De região para região vamos, então, encontrar algumas diferenças: na região do Norte é costume comer-se o Lombo de Boi, mais conhecido como o “Boi da Páscoa”. Na zona da Beira Litoral é mais popular a Chanfana e o Leitão assado. Em Trás-os-Montes apreciam mais o folar de carne e no Alentejo o famoso Cordeiro.
 
 

E as sobremesas? existem três doces tradicionais que não podemos deixar de mencionar: o folar, as amêndoas e os ovos de chocolate. O pão de ló é, também, um doce muito tradicional da Páscoa.

E por falar em doces… já compraram as amêndoas para oferecer aos vossos afilhados? Se ainda não, então, podem adquiri-las no Rosa Chá.
 
 
 
Desejamos a todos uma semana santa e feliz Páscoa!!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário