27 de junho de 2017

Decoração rosa e rústico

Este fim de semana organizamos o casamento de A&L no nosso espaço: o Jardim da Cascata Eventos.
Foi um casamento lindo e cheio de detalhes.
 
 
O mote da decoração era: o rústico. Foi a partir daí que começamos a desenvolver toda a decoração do casamento. E para recriar um ambiente rústico há melhor do que o nosso lindo jardim? Um ambiente com verdura, ar livre, que faça recordar a natureza?
O nosso jardim é o espaço ideal!!

O estilo rústico pode, também, ter um toque de sofisticação. São dois mundos que se difundem lindamente. Neste caso, o rosa era a cor predominante, mas ficou subtil misturado com elementos rústicos, como a madeira e a ráfia. Reunimos material antigo, como cavaletes, escadotes, uma porta em madeira para pendurar molduras, uma bicicleta branca em ferro forjado, vários naperons, entre muitos outros pormenores que fazem lembrar o estilo rústico, e utilizamos muitas flores.









 
 
Os arranjos das mesas dos convidados eram baixos e as flores foram colocadas dentro de vasos transparentes. À volta de cada vaso foi colocado um pedacinho de corda ou uma fita de cetim. As velas e os castiçais utilizados para a decoração trouxeram elegância ao ambiente, bem como as gaiolas e lanternas em ferro branco, colocadas nos centros das mesas, trouxeram um certo encanto. Estava adorável!







 
O segredo está no equilíbrio dos elementos: entre o rústico, com os seus detalhes naturais, e o elegante que irá criar um ambiente único.
Ps: o nosso bar de gin estava top!! Espreitem as fotos 😉

 

8 de junho de 2017

MADRINHA OU DAMA DE HONRA

Quando pensamos na organização do casamento surgem muitas dúvidas… muitas mesmo! Não é tão fácil como parece, mesmo já tendo uma ideia daquilo que se quer. Têm de pensar nos detalhes da decoração, no lugar onde vai ser a cerimónia, no vestido, entre muitas outras coisas. E uma das perguntas que surge é “levo as amigas como madrinhas ou damas de honra?”, mas afinal qual a diferença?
Vamos descobrir….
MADRINHAS

A madrinha entra acompanhada de um padrinho e passa a cerimónia toda ao lado dele, mas não precisam de ser, necessariamente, um casal. Relativamente aos vestidos, esses, podem ser da mesma cor, como podem ser de cores diferentes. Podem ser vestidos curtos como podem ser longos. Basicamente é um pouco à vontade e ao gosto da noiva.
 

 

 

DAMAS DE HONRA

As damas de honra são as melhoras amigas da noiva. Podem ser irmãs, primas, amigas de infância, entre outros. As damas de honra entram antes da noiva e depois dos meninos das alianças. Os vestidos são todos iguais, mas com tonalidades diferentes das madrinhas de casamento e, normalmente, entram com um bouquet pequeno que pode ser igual ou parecido ao da noiva.
 

 
 
 
PODEMOS LEVAR AS DUAS? SIM!

Se não conseguir escolher entre uma ou outra, então, o melhor é levar as duas!
O único cuidado que tem de ter é o número de pessoas que vai escolher, para não ficar demasiada gente no altar junto a vocês, noivos. Por isso, o melhor é escolher pessoas que sejam mesmo importantes para os dois e que sabem que vão continuar nas vossas vidas depois do dia do casamento.

Já escolheu se vai querer madrinhas ou damas de honra? Ou vai querer levar os dois?

29 de maio de 2017

CUIDE DO BEM-ESTAR DOS PROFISSIONAIS DO SEU CASAMENTO

Já escolheu os fornecedores para o dia do seu casamento?

De certeza que foram escolhidos a dedo, no entanto, é preciso ter em conta algumas necessidades básicas, que muitas vezes são esquecidas no meio de tanto por organizar.
Esses profissionais, tal como nós, precisam de comer, de se hidratar, de fazer uma pausa para ir à casa de banho, entre outras coisas simples. Basicamente, são necessidades básicas que farão com que se sintam mais à vontade e que irão melhorar as condições de trabalho para garantir um bom resultado.
É importante lembrarem-se de que, sem eles, o vosso dia não seria o mesmo e que manter uma boa relação com eles é certificarem-se de que tudo irá correr bem até ao fim. Por isso, hoje, dedicamos a nossa publicação a todos os profissionais da área que trabalham 8, 10 ou 14 horas, que amam o que fazem, mas que necessitam de condições básicas, como todos nós, para garantir bons resultados.

PRAZOS E HORÁRIOS
Este factor tem de ser tomado em consideração no início da organização até ao fim do grande dia. Lembrem-se que não é a única noiva com a qual estão a trabalhar… na verdade, eles têm outras noivas agendadas que precisam da mesma atenção. Respeitar as datas e os horários é fundamental para que tudo seja planeado como sempre sonhou, sem prejudicar os outros noivos.

MESA PARA OS PROFISSIONAIS
Não se esqueçam que uma das mesas tem de ser reservada para os seus fornecedores. É importante que eles possam descansar enquanto estão a comer! De certeza que após uma boa refeição vão estar mais dispostos e atentos aos acontecimentos da festa.

BUFFET PARA FORNECEDORES
O buffet também deve ser servido aos fornecedores. Sim é óbvio.. dizem vocês, mas às vezes o buffet é recusado aos fornecedores sem os noivos saberem!! Certifiquem-se bem dessas situações. Como já referimos, eles também precisam de se alimentar! São detalhes que têm de ser planeados com antecedência.
Certifique-se:
- que não “racionalizem” a comida aos profissionais;
- que todos cumprem com o que foi combinado, ou seja, se combinou que os profissionais receberão a mesma comida que os convidados, então, não lhes poderão servir umas sandes ou comida rápida;
- que há profissionais que são alérgicos a alguns alimentos, e portanto intolerantes, ou que podem mesmo ser vegetarianos.

O fotógrafo e videomaker, basicamente, precisam de comer na mesma altura que os noivos porque, afinal, eles não precisam de fotografar ou filmar os noivos enquanto estão a comer! Deverão ser servidos logo a seguir aos noivos para que estejam sintonizados, desta forma, e assim que os noivos se levantarem, eles também terão de estar a postos, para registar os vários momentos do dia. Para os profissionais do som que, muitas vezes, não conseguem parar de tocar o melhor é abastecer, num cantinho do palco, algumas águas e refrigerantes para se poderem refrescar ao longo da actuação e das longas horas. E claro, deverão comer antes de começarem a tocar.



REFRESCOS PARA OS PROFISSIONAIS
Não tem lógica os profissionais terem de ir aos “bastidores” todas as vezes que precisam de um gole de água! Isso faz com que eles percam tempo e desgasto desnecessário. Os colaboradores que estiverem a servir refrescos aos convidados deverão ter ordens para poderem servir, igualmente, as equipas que estarão a trabalhar no casamento.

AVISAR OS PROFISSIONAIS ANTES DE CADA ACONTECIMENTO IMPORTANTE
Convém, sempre, que haja alguém a orientar a equipa de profissionais durante o casamento. Alguém que lhes diga quando vai ser o corte do bolo, em que altura a noiva vai atirar o bouquet, entre outros grandes momentos da festa. Isso porque, os profissionais andam com muito material, às vezes pesado, e precisam de orientação para ter tudo a postos na altura de registar os momentos. Normalmente são pormenores que são falados e planeados antecipadamente, no entanto, nunca é demais eleger uma pessoa que os oriente nos momentos mais fulcrais da festa.

RESPEITE O ACORDO
Por norma, no contrato geral, constam as horas específicas da duração do serviço. Alguns fotógrafos contabilizam o número de horas e outros o dia inteiro. Saiba como é que cada um trabalha e respeite o acordo do contrato.
 
CUIDE DO BEM-ESTAR DOS PROFISSIONAIS
Todos esses pormenores têm de ser conversados e planeados antecipadamente, porque no dia do casamento não vão ter condições para verificar esses pormenores! Deixe bem claro ao chefe de sala que os seus fornecedores têm de ser bem tratados. Afinal... é um dia longo, para todos, e se tiverem o mínimo de conforto as coisas irão correr ainda melhor e num espírito mais alegre e relaxado.

ENVIE O SEU FEEDBACK APÓS O CASAMENTO
É sempre bom enviar o seu testemunho ou sugestões. É bom saber que correu tudo bem e caso houve aspectos menos bons, então, também deve menciona-los porque isso é uma forma de poderem melhorar.

Lembre-se que os fornecedores que escolheu para o seu casamento são aqueles que vos vão ajudar, com toda a disposição do mundo, a tornar esse dia possível e memorável.

18 de maio de 2017

Macarons | uma ideia charmosa e divertida para o seu casamento

Os macarons são uma nova tendência nos casamentos. Para além de versáteis permitem inovar na escolha dos sabores e oferecem uma palete de cores diversificada, ou seja, são perfeitos para qualquer tipo de ocasião. Podem estar presentes em casamentos, chás de bebés, festas infantis, baby showers, entre outras festas, por serem tão delicados e lindos.
 
Mas, afinal, como é que podemos utilizar os macarons no casamento?
 
Pode dispô-los numa bandeja, como se costumam dispor os doces tradicionais, e brincar com as cores e sabores. Outra ideia é coloca-los no local onde serão servidos os cafés, numa versão mini macarons, de forma a acompanhar o café. Pode, ainda, oferecê-los aos seus convidados como forma de agradecimento. Opte por uma linda embalagem, de uma ou duas unidades, e ofereça-a à saída. O melhor disto tudo é que podem ser personalizados com o convite de casamento.
 
E agora perguntam vocês… e os sabores? Que sabores é que devemos escolher no meio de tantas opções?
 
As opções são tantas que é normal questionarem-se sobre os sabores a escolher! Têm de ser sabores coerentes, ou seja, se existir um doce com sabor a morango, então, vamos optar por macarons com um sabor que ainda não tenha sido escolhido. Por exemplo, pode escolher um sabor que agrada a todos, como o chocolate, outro de fruta (limão, framboesa ou cereja) e outro de doce de leite ou côco.
 
E depois dos sabores vem a quantidade!! Qual é a quantidade de macarons ideal para o seu casamento?
 
Num dia tão especial os macarons são uma oportunidade de personalizar a mesa de doces, do seu casamento. As torres de macarons são as mais utilizadas nestas ocasiões. Primeiro porque são lindas e imponentes e depois porque são práticas. Os macarons são colocados na vertical, já visualiza uns exemplos nas imagens que vamos colocar a seguir. Relativamente à quantidade.. devem fazer uma estimativa de 2 macarons por pessoa. É uma boa proporção visto que haverá doces tradicionais e o bolo dos noivos.
 
E quanto à disposição das torres?
 
Se o bolo dos noivos estiver no centro da mesa, então, coloque uma torre em cada ponta da mesa. Relativamente às cores, como já referimos, tudo irá depender do tema e cores escolhidas para toda a decoração da festa.
 
Não ficou com vontade de comer um macaron? Nós sim!!
 


 


 


 







 


10 de maio de 2017

RESTAURANTE TÍPICO DA CASCATA | Maranho


Refeições onde a tradição e a criatividade se misturam para oferecer sabores únicos
 


O maranho é uma especialidade da cozinha tradicional portuguesa, difundido pela região da Beira Baixa. E como não podia deixar de ser, no restaurante Típico da Cascata, referência séria na gastronomia nacional, é a tradição que alimenta a cozinha.

Fazendo parte de uma região rica em tradições, Fernanda Martins, tornou referência gastronómica uma série de especialidades. Nasceu e cresceu numa aldeia em que o maranho era servido nas festas de casamento e, como tal, sente que nasceu com esta herança cultural e etnográfica muito própria.

A sua preparação consiste num pequeno saco feito de um bocado de bucho de cabra, recheado com carne de cabra, presunto, chouriço, arroz e fortemente condimentado com hortelã, Serpão, salsa, azeite e outros temperos com tudo regado em vinho branco. Depois de cosidos com linha e agulha, os saquinhos são cozidos em água. De salientar que em cada uma das zonas referidas os temperos são diferentes, podendo haver algumas diferenças no paladar, e versões mais recentes incluem também carne de porco.
 
 
 


Visite-nos no restaurante Típico da Cascata, em Alferrarede ou nos Sabores da Cascata, no centro da cidade.
Sinta o sabor da tradição e diferença no que lhe servimos.

27 de abril de 2017

4 formas de preparar Figos


TARTINES DE FIGOS ASSADOS COM REQUEIJÃO DE AMÊNDOAS
As tartines feitas com figos assados, com um delicioso molho balsâmico e um requeijão cremoso, são perfeitas para receber os amigos num fim de tarde.
Já está com água na boca? O melhor é não perder tempo e experimentar a receita.

INGREDIENTES
Para os Figos Assados
6 a 8 Figos
1 colher de sopa de Azeite
1 colher de sopa de Vinagre Balsâmico
1 colher de sopa de Mel ou Xarope de Ácer
1/2 colher de sopa de Rosmaninho fresco

Para o Requeijão de Amêndoa
200 g de Polpa de Amêndoa
1 Alho
2 colheres de chá de Levedura de Cerveja em pó, opcional
1 colher de sopa de Sumo de Limão
2 colheres de sopa de Azeite
2 colheres de sopa de Água
Sal Marinho Integral
Pimenta Preta moída na hora

Para Servir
4 fatias de Pão rústico
Micro Vegetais
Rosmaninho

Pistácios grosseiramente picados

PREPARAÇÃO

Para os Figos Assados
Pré aquecer o forno a 180º.
Lavar os figos e cortá-los em quartos.
Numa tacinha misturar o azeite com o vinagre balsâmico e o mel.
Verter sobre os figos, reservando um pouco para servir, e salpicar com o rosmaninho.
Levar ao forno por 15 minutos até caramelizar.

Para o Requeijão de Amêndoa 
> Colocar todos os ingredientes, excepto a água e os temperos, num processador de alimentos e misturar bem.

> Com o processador sempre ligado acrescentar a água aos poucos até atingir a consistência desejada.

>Temperar com um pouco de sal e pimenta e misturar.

> Pode ser guardado num frasco de vidro hermético no frigorífico entre 3 a 4 dias.

Para Servir
Tostar as fatias de pão e barrar com o requeijão de amêndoa.
Distribuir os figos assados pelas tartines.
Regar com o molho balsâmico e salpicar com pistácios e os micro vegetais.





QUEIJO BRIE COM FIGOS E MEL
 
Imagine um queijo Brie com figos maduros, cortados aos pedaços, por cima. E agora imagine isso tudo regado com mel!!
Não é preciso dizer mais nada, pois não? Ainda por cima é fácil e rápida de fazer!

 
INGREDIENTES
2 a 3 Figos
1 queijo Brie
Mel

 

PREPARAÇÃO
> Pré aquecer o forno a 180º.

> Lavar os figos e cortá-los em quartos.

> Colocar os figos numa travessa, com a casca virada para baixo e despejar um pouco de mel em cima.

> Levar ao forno e deixar assar por 15 min., até os figos ficarem mais moles e formarem uma calda caramelizada no fundo da travessa.

> Retirar do forno e despeje os figos e a calda em cima do queijo Brie.




FRANGO CARAMELIZADO COM FIGOS E ALECRIM
 
O aspecto é fantástico… agora imagine o sabor… hum!
Não tenham medo porque não fica doce demais.

 
INGREDIENTES
4 Pernas de Frango
4 a 6 Figos
2 Colheres de sopa de Mel
1 Raminho de Alecrim
3 Dentes de alho picados
100 ml de Vinho branco
Sal e pimenta q.b  

 
PREPARAÇÃO
> Limpar as pernas de frango de gorduras, dar-lhes alguns golpes e juntar todos os ingredientes.

> Deixar marinar algumas horas e levar ao forno pré aquecido a 180ºc, durante cerca de 1h. Ir regando de vez em quando com o molho.

> Virar a meio do tempo e servir acompanhado de arroz branco e salada.




SALADA DE FIGOS COM RÚCULA E PRESUNTO
 
O verão está à porta e estas deliciosas saladas fazem a alegria de muitos. Os ingredientes, totalmente diferentes uns dos outros, combinam lindamente e tronam esta salada irresistível!

INGREDIENTES
25 gr de rúcula selvagem
4 figos não muito maduros
4 fatias de presunto
50 gr de queijo em lascas (parmesão ou mozarella)
4 nozes partidas em pedaços
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
4 colheres de sopa de azeite
Flôr de sal q.b.
Pimenta q.b.
1 colher de chá de mel

PREPARAÇÃO
> Colocar a rúcula bem espalhada.


> Lavar e secar bem os figos. Cortar os figos em quartos e dispo-los sobre a rúcula.

> Desfiar as fatias de presunto e dispô-las, também, na travessa bem espalhadas entre as fatias de figos. Fazer o mesmo com as lascas de queijo e com as nozes.

> Guardar a salada no frigorífico até servir.

> Num pequeno frasco misturar o vinagre, o azeite, o mel e tempere de flôr de sal e pimenta. Fechar o frasco e agitar bem antes de regar a salada com a vinagreta.